domingo, 4 de agosto de 2013

A importancia de uma boa imagem... - The importance of a good image...

Ultimamente tenho me dedicado mais um pouco à imagem dos nossos produtos, quando falo em imagem quero dizer fotografia.
As minhas primeiras fotografias eram basicas sem preocupação aos pormenores:



Numa fase posterior começei a usar mais alguns artefactos e backgrounds, ainda que sem perceber muito bem o que estava a fazer, mas definitivamente a qualidade da apresentação melhorou como se pode ver:






Com a compra de uma caixa de luz ( "caixa" tipo tenda que permite a aplicação de luz artificial a imitar a luz do dia), iniciei-me na fotografia de estudio. Confesso que adorei fotografar em fundo 
negro, o que me permite editar e "brincar" um pouco com as imagens:




Quando comecei a fotografar para o projecto Artis Ignis, começamos a a trabalhar tambem mais afincádamente no branding (tudo o que envolve, divulgação, embalagem e contato com os clientes). Grande parte das vendas depende da quantidade de visualizações das nossas listagens e produtos, começamos a notar que não eram as que esperavamos! A questão que nos surgiu foi a seguinte: porquê??
Depois de ler alguns artigos sobre branding, percebemos que fotos em fundo preto, pura e simplesmente não funcionam, numa listagem de centenas de fotos os nossos olhos não param numa foto de fundo preto! Cores claras ou neutras (não branca) são, ao que parece,  mais apelativas!
Mudança de estratégia! Na linha Pabreu Woodworking continuo com a caixa de luz, mas fotografo com fundo branco, acrescentando sempre algo que faça contraste quer com o fundo, quer com a peça fotografada. Na linha ArtisIgnis optamos por fotografar na natureza, usando sempre cenários e luz natural.
Alguns exemplos das nossas ultimas fotos:








Ainda com muito a aprender, sinto que estou no caminho certo e a evolução é notória. Para melhorar ainda mais a qualidade na fotografia de produto, adquiri uma lente fixa de 50 mm que é uma "delicia". Consigo com ela fotografar pormenores e exposições que me eram quase impossivel com as lentes que tinha. Para terminar o meu equipamento é uma Canon 350D já bem "velhinha", um tripé, uma caixa de luz e muita imaginação para poder "tirar" sempre fotos diferentes e tentar captar o melhor possivel a essencia do nosso trabalho: Amor e Dedicação!